Mudanças a vista

Caro leitor, há muito tempo não posto nada aqui, pois outros projetos passaram a ter maior prioridade na minha vida e acabo nunca tendo tempo para escrever no blog. De qualquer forma, existem assuntos que tenho vontade de abordar e gostaria de encontrar tempo para escrever sobre eles. Por isso, não pretendo acabar com este espaço, mas algumas mudanças precisarão acontecer e gostaria de informá-los.

Mudança de domínio

A primeira mudança que vai acontecer é o domínio que vai de “rodrigocarvalho.blog.br” para “rodsilva.com”. Adquiri este novo domínio, pois estou num processo de “desgooglagem” (e este é um assunto do qual quero escrever) e queria um domínio que fosse mais simples e curto para utilizar como e-mail. Como não preciso de 2 domínios, então o antigo vai morrer.

Pretendo fazer esta mudança nos próximos dias, mas nada muda (por enquanto) para os assinantes do RSS, pois a URL é do Feedburner. Também deixarei um redirecionamento para o novo domínio ativo até que o domínio antigo expire (em agosto de 2021).

Fim da inscrição por e-mail

Uma mudança mais drástica é que o Feedburner (serviço do Google que uso para encapsular o feed RSS do blog) irá acabar com a funcionalidade de inscrição por e-mail. Já tem um tempo que removi o formulário de inscrição por e-mail do blog, mas ainda existe uma quantidade razoável de pessoas inscritas. Agora que as newsletters estão ganhando popularidade novamente (quem diria, né?!), fico em dúvida se devo deixar o Google acabar com a minha “newsletter”…

Para me ajudar na decisão, gostaría de perguntá-los: devo encontrar um substituto para o Feedburner, para que vocês possam continuar recebendo os post por e-mail? Use a sessão de comentários para responder e, caso hajam manifestações suficientes, buscarei um substituto para o Feedburner e até trago de volta o formulário de inscrição para o blog.

Ahhh sim! Falando em Feedburner, é provável que eu deixe de utilizá-lo independente de qualquer coisa, como parte do processo de “desgooglagem”. Mas falaremos disso um outro dia ;)

Limpeza de posts

Há muito tempo pretendo fazer uma limpeza de posts do blog, pois possuem conteúdo que não fazem mais sentido (os primeiros posts já têm 13 anos!) ou que não concordo mais. Estes posts algumas vezes geram confusão nas pessoas (percebo isso quando recebo comentários neles) enquanto o intuito deste blog sempre foi ajudar.

Devo começar a “faxina” junto com a migração do domínio, mas podem ficar tranquilos que posts antigos populares como “Carreira em lambda em TI” e “Ganhando tempo livre com Clearcase” vão continuar no ar :)