Minha jornada de "degoogle" até aqui

Há muito tempo estou insatisfeito com a forma como a Google trata as informações de seus usuários. Fui usuário dos seus produtos gratuitos por anos, mas, com o passar do tempo, fui ficando mais consciente de como o modelo de negócios de “pague com seus dados” é danoso e busquei alternativas. Foram anos até concretizar a migração que vou narrar a seguir que contempla o seguinte:

  1. Google Search -> DuckDuckGo e Startpage
  2. Gmail -> Cloudron (servidor) + SOGo (webmail)
  3. Google Calendar -> SOGo
  4. Google Drive -> Nextcloud
  5. Google Docs -> Nextcloud + OnlyOffice
  6. Google Photos -> Ente

Migrar o buscador é fácil, então, como o assunto é longo, vamos focar nos demais. Desde já adianto que tratarei cada ponto sem grandes explicações para deixar o texto o mais curto possível. Se desejar que eu detalhe um pouco mais alguma coisa, peça nos comentários que eu respondo ou faço um outro post.

Com tudo para o Nextcloud!

Minha primeira tentativa de migração foi apostando todas as fichas no Nextcloud. Escolhi um provedor que achei ter um bom custo-benefício (Cloudamo) e comecei a migrar tudo para lá. Em pouco tempo vi que o Nextcloud não atenderia todas as minhas necessidades de forma satisfatória, principalmente na parte de e-mail.

  1. ele não oferece um servidor de e-mail, somente um webmail;
  2. o webmail é bem fraco e com um layout que não prioriza o conteúdo;
  3. a busca do Nextcloud é bastante ruim para apresentar resultados de e-mail;
  4. e ainda encontrei alguns bugs bem chatos na importação do Google e outros.

Para completar, servidor no Cloudamo era bem lento… Se eu quisesse um servidor mais rápido, o custo seria bem alto para uma solução que já não estava me atendendo bem.

Vamos de Mailbox.org

Após a decepção com o Nextcloud, tentei a Mailbox.org. Ali eu já passei a ter um servidor de e-mail, podendo migrar meus e-mails do Gmail e ter um endereço @rodsilva.com. O webmail, apesar de simples, era bem melhor que o do Nextcloud. No entanto, a interface ainda era um pouco lenta, o gestor de tarefas tinha uma interface muito ruim e, o principal, o editor de documentos estava corrompendo meus arquivos após editá-los!

Uma nova chance para o Nextcloud com Linode e Yunohost

Comecei a ver alguns vídeos no Youtube patrocinados pela Linode e como seus servidores poderiam ser usados para hospedar um serviço Nextcloud. Resolvi usar um cupom de 100 dólares para testar e descobri o Cloudron na lista de aplicações com instalador pronto. Pesquisei por uma alternativa open source e encontrei o Yunohost.

O Yunohost é um projeto muito legal que usei um tempo, mas não deu muito certo. Eles evitam usar soluções de contêineres (como Docker), mas isso acaba impactando no processo de atualização das aplicações instaladas. Para dar um exemplo, uma versão nova do Nextcloud precisava de uma atualização do PHP. Para atualizá-lo, seria necessária a atualização do PHP do sistema todo, deixando todo o processo muito delicado e, por consequência, demorado.

Além disso, vi que eles não têm um modelo de negócios que possa sustentar de forma segura desenvolvedores em tempo integral - dependerem totalmente de doações. Isso me deixou inseguro em confiar toda minha vida digital com o software deles.

Sai Yunohost, entra Cloudron

De qualquer forma, a solução de um servidor na Linode ainda parecia boa e fui tentar o Cloudron. Em pouco tempo consegui montar meu servidor e tive confiança de mandar tudo para lá. O ponto negativo do Cloudron é que eu acho a assinatura deles um pouco cara (mais cara que o próprio servidor). Gostaria de contribuir financeiramente com o desenvolvimento do software, mas acabei optando pela versão gratuita com limite de 2 aplicações instaladas. Num contexto onde estava usando o servidor mais simples da Linode, não conseguiria rodar muitas aplicações de qualquer forma.

O Cloudron tem um servidor de e-mails e, com o Nextcloud instalado, a segunda aplicação teria que ser um webmail. Inicialmente escolhi o Roundcube, mas, após um tempo, migrei para o SOGo para ter integração do e-mail com a agenda.

Sai Linode, entra OnetSolutions e Scaleway.

Após a instalação do SOGo, que é mais pesado que o Roundcube, meu servidor da Linode começou a ficar instável por falta de memória. Como a próxima opção de servidor na Linode custaria do dobro do preço, fui pesquisar alternativas. Encontrei o site VPSBenchmarks e nele encontrei a OnetSolutions, que oferece um servidor com configuração melhor e mais barato que a Linode, e a Scaleway, que oferece um serviço do object storage praticamente gratuito até um limite de uso e era perfeito para armazenar os backups diários do servidor.

Para fotos: Ente

No entanto, o Nextcloud estava me decepcionando em outro ponto: trabalhar com fotos não se mostrou viável. Inicialmente o Nextcloud caiu muitas vezes durante o processo de upload inicial, pelo alto volume de arquivos. Passada esta etapa, o acesso às fotos era muito lento e muitas vezes simplesmente não conseguia visualizar as que queria. Além disso, a interface e funcionalidade do Nextcloud para este uso também não são das melhores e o aplicativo para Android apresentou bugs para detectar novas fotos e enviar para o servidor.

Neste ponto, vi que seria melhor atendido por serviço especializado em armazenamento de fotos e decidi pelo Ente. Estou usando há poucos dias, já estou encontrando alguns bugs no upload inicial, mas a experiência geral está bem melhor que no Nextcloud. A equipe é solícita quanto aos bugs reportados, enquanto no Nextcloud o comum era que os bugs que reportei ficassem praticamente sem resposta.

Essa história ainda não chegou ao fim

É bem possível que eu mude algumas coisas na minha configuração atual e ainda exitem outros serviços do Google a abandonar (GMS do Android, Waze, Google Maps, Youtube…), mas espero que o relato da minha jornada até aqui inspire e ajude outras pessoas que desejam fazer o mesmo.

Teve algum ponto que gostaria de saber mais detalhes? Peça nos comentários!