Deluge: meu novo software de torrent preferido!

Há algum tempo venho procurando um bom cliente BitTorrent para usar no Ubuntu. Utilizava o Azureus, que tinha bastante recursos e diversos plugins, mas ele é excessivamente complexo de configurar e muito pesado. Com o Ubuntu Hardy Heron, o Transmission foi trazido como o padrão, mas ele não vinha com opções de criptografia, necessárias na luta contra o “traffic shaping” da NET. Foi então, que nas “naveganças” pela Internet que encontrei o Deluge sendo bastante elogiado. Então resolvi testá-lo.

Seguindo bastante a linha dos programas GTK, o Deluge tem a interface bastante “clean”, que torna o aprendizado fácil e uso agradável. Sua organização é tão boa que sem abrir nenhuma janela, apenas mudando de abas na parte inferior da tela, conseguimos ter todas as informações do download. Além disso, ele tem diversos plugins a disposição. Quem usa Linux com interface Gnome (como o Ubuntu), aconselho o teste.

I GNUGRAF

Vai acontecer no próximo dia 30/08, no Rio de Janeiro, o I GNUGRAF. O GNUGRAF é um evento que visa difundir o uso das ferramentas artísticas de software livre para profissionais e estudantes e entusiastas da área de propaganda, design, vídeo, animação, produção musical, fotografia e áreas afins. Vai ser um dia inteiro com palestras muito interessantes para quem quer aprender algo de novo e descobrir como é possível criar trabalho artístico de nível profissional sem ser preciso recorrer às caríssimas ferramentas pagas! Se este não é o seu perfil, mas conhece alguém que se interessaria, por favor encaminhe o e-mail para a pessoa.

O site do evento para obter maiores informações, grade de palestras e inscrição é https://www.gnugraf.org/. O local é de fácil acesso, no campus Presidente Vargas da Universidade Estácio de Sá, o que facilita muito para quem mora longe.

SWFdec corrige problema do "wmode"

Ótimas notícias para os usuários de Linux! No último dia 15 de junho, foi lançada a versão 0.7.2 do flash player livre SWFdec corrige um problema velho conhecido: a falta de suporte ao “windowless mode” (ou simplesmente, “wmode”). Este problema é o causador da falta de transparência nas animações redimensionáveis e da sobreposição de todo o conteúdo da página por elas.

Infelizmente, esta ainda é uma versão de desenvolvimento e o comunicado de lançamento diz que o suporte “ainda não está perfeito que o poderá causar alguns problemas nos browsers baseados no Mozilla”. Quem quiser a versão estável terá que esperar até setembro, quando será lançada a versão 0.8.0.

Ajude a sustentar a Wikipédia e outros projetos, sem colocar a mão no bolso, e concorra a um Eee PC!

…e também a pen drives, card drives, camisetas geeks, livros e mais! O BR-Linux e o Efetividade lançaram uma campanha para ajudar a Wikimedia Foundation e outros mantenedores de projetos que usamos no dia-a-dia on-line. Se você puder doar diretamente, ou contribuir de outra forma, são sempre melhores opções. Mas se não puder, veja as regras da promoção e participe – quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux e do Efetividade, e você ainda concorre a diversos brindes!

Desafio Firefox 3.0

Hoje estava conversando com um colega de trabalho meu e ele estava perguntando se eu estava preparado para baixar o Firefox 3.0 hoje. Respondi positivamente e perguntei o mesmo para ele. Sua reposta: “Não! Eu não sou software livre nem nada disso!”

Isso me motivou a convidar todas as pessoas que pensam que o único motivo para as pessoas usarem o Firefox é por ele ser software livre para um desafio:

UTILIZE O FIREFOX COMO SEU BROWSER PADRÃO POR 1 SEMANA

Se não achar ele melhor que o Internet Explorer, … bem… Isso não vai acontecer mesmo! :)

“Sim, mas para que vou querer usar isso?” Reposta:

  1. Você terá mais produtividade;
  2. Você está promovendo os padrões abertos da W3C (como profissionais de informática, deveríamos defender os padrões abertos para termos menos trabalho, pois é muito trabalhoso trabalhar com coisas sem padrão ou com padrões desconhecidos);

Viram que eu nenhuma das respostas é ligada à software livre; apenas à qualidade (seguir padrões é ter qualidade)!

Para quem aceitar o desafio, me disponho a dar dicas de extensões boas e aconselho desde já o uso da navegação por abas (abram em outra aba os links que abririam em outra janela a partir do botão do scroll do mouse).

Clique aqui para ir à página de download.

Abraço!

PS: Sei que esse negócio de “desafio” é escroto, mas foi a melhor forma que encontrei para incentivar as pessoas a conhecer uma ferramenta super bem-feita e sair da mesmice!